Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Refugiados burundeses regressam da Tanzânia

Um total de 963 Burundeses refugiados na Tanzânia foram repatriados de modo “ordenado” desde 31 de Outubro de 2012, indica, Segunda-feira (5), o Gabinete local do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

O primeiro grupo de 119 famílias, totalizando 348 pessoas, foi acolhido pelas autoridades burundesas e pelos representantes do ACNUR e da Cruz Vermelha nacional no centro de trânsito de Mabanda, no sul do Burundi, a 31 de Outubro último.

Os repatriados recebem à chegada documentos oficiais que lhes permitem ser assistidos durante os próximos seis meses nas comunas de origem.

Cerca de 35 mil refugiados burundeses vivem ainda na Tanzânia, alguns desde 1972, quando tiveram que fugir da guerra civil no seu país.

Segundo um acordo tripartido entre a Tanzânia, o Burundi e o ACNUR, estes refugiados devem deixar o seu país de asilo antes do final de Dezembro próximo.

Desde 2002, o ACNUR estima em mais de 500 mil os Burundeses que regressaram do exílio com a restauração progressiva da paz no seu país.

Casos de conflitos fundiários, muitas vezes violentos, são os mais frequentes entre os repatriados que querem recuperar os seus bens.

Estes conflitos levaram o Governo burundês a criar uma comissão nacional encarregada de resolver os litígios relativos às terras e a outros bens.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts