Uma empresa moçambicana denominada “Orgulho da Ilha Lda.”, em parceria com Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique, reforça o plano de saneamento do meio ambiente com vista a resgatar a identidade natural e os valores culturais daquela circunscrição geográfica.
Nos últimos anos, a cidade da Ilha de Moçambique, na província de Nampula, tem sido um dos exemplos das zonas turísticas do país com menos afluência de turistas, devido à defecação ao céu aberto. Por essa razão, a empresa “Orgulho da Ilha Lda” ofereceu-se para reforçar o plano de saneamento do meio ambiente, que visa restaurar as praias daquela cidade, além de pretender eliminar na sua totalidade a situação de defecação ao céu aberto naquela parcela do país.
Segundo Rogério Lina Smith, director-geral da empresa em alusão, na primeira fase de execução das suas actividades, pretende-se remover todo o lixo que se encontra na cidade da Ilha de Moçambique, com vista a encorajar os turistas a visitarem aquela urbe, além da reabilitação das ruínas e restauração das principais praias.
De acordo com Smith, a empresa pretende investir, anualmente, mais de 300 mil meticais, na compra de contendores que serão utilizados no transporte do lixo que se encontra na zona insular para a zona continental daquela parcela do país.
O nosso entrevistado disse ainda que, neste momento, alguns trabalhos primordiais estão em execução. A título de exemplo, citou a retirada do lixo que se encontrava soterrado há 20 metros de profundidade nas margens das praias em alusão.