Mais de 50 reclusos da Penitenciaria Industrial de Nampula pediram, na manhã desta quinta-feira (27), à direcção daquele presídio e à brigada do Gabinete Provincial de Prevenção e Combate a Drogas (GPPCD), para que sejam encontradas formas de eles pararem de consumir estupefacientes.
O pedido foi feito numa palestra que visava mostrar aos prisioneiros os malefícios decorrentes do consumo e tráfico de drogas. O evento decorreu no âmbito da comemoração da Semana Internacional de Prevenção e Combate a Drogas, assinalada 26 do mês em curso e o término esta sexta-feira (28).
Alguns detidos confessaram que são consumidores e eram traficantes de drogas, principalmente de soruma, mas disseram que estão arrependidos porque esses estupefacientes arruinavam as suas vidas. Por isso, pedem às autoridades para que façam alguma coisa de modo a deixarem de consumir produtos tóxicos.
O chefe do Departamento do Profilaxia do Gabinete Provincial de Prevenção e Combate a Drogas em Nampula, Humberto País, disse que a sua instituição está trabalhar para que haja mais palestras nas cadeias, escolas e outros locais públicos da província com o objectivo de se combater o tráfico e consumo de drogas.