Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Rebeldes sírios dizem ter capturado represa estratégica

Os rebeldes sírios assumiram o controle da principal usina hidrelétrica do país, no rio Eufrates, impondo um golpe estratégico ao presidente Bashar al Assad, segundo os activistas.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos e outros activistas sírios disseram que os combatentes islâmicos capturaram os acessos à represa, mas não entraram na principal sala de operações, e a usina continua a funcionar.

Antes, os insurgentes haviam varrido a vizinha cidade de Tabqa, rebatizada de Al Thawra (Revolução) pelos governantes do país. Uma estátua do pai e antecessor do actual presidente, o falecido Hafez al Assad, foi incendiada na cidade, conforme mostraram imagens em vídeo.

Outro vídeo divulgado pela internet mostrou o que os activistas disseram ser uma base abandonada da Segurança da Força Aérea vizinha à barragem, e instalações do Exército nos arredores da cidade.

“A represa estava protegida por uma bateria de artilharia e muitas unidades de inteligência. Os rebeldes avançaram sobre eles numa ofensiva-relâmpago ontem, dominando as suas posições e capturando muitos militares”, disse Abu Ziad Teif, activista da oposição que mantém contacto com os rebeldes na área.

Ele disse que não estava claro se os rebeldes seriam capazes de manter a usina em operação, e se restavam suficientes funcionários para isso no local. Cortes de energia foram relatados na devastada cidade de Aleppo, que é parcialmente abastecida por essa usina.

Rami Abdulrahman, do Observatório Sírio de Direitos Humanos, com sede na Grã-Bretanha, descreveu o rápido colapso das forças de Assad em Tabqa e nos arredores da usina como um dos maiores reveses estratégicos de Assad em 22 meses de conflito na Síria.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!