Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Rebeldes sírios anunciam “batalha decisiva” por Aleppo

Os rebeldes sírios anunciaram, esta Quinta-feira (27), o início de uma “batalha decisiva” em Aleppo, na tentativa de expulsar as tropas do presidente Bashar al-Assad da maior cidade do país.

Intensos combates foram relatados por activistas e combatentes em 14 bairros, mas não foi possível verificar de forma independente a dimensão dos confrontos. Um vídeo dos rebeldes divulgado no YouTube mostrou Abdulqadir al-Saleh, chefe da principal força rebelde em Aleppo, a Brigada Tawheed, portando um walkie-talkie e anunciando o início da ofensiva.

“Agora o ataque às forças de (Bashar al) Assad começou em todas as frentes, e se Deus quiser hoje será decisivo em Aleppo”, disse ele. Estima-se que 30 mil pessoas já tenham morrido em 18 meses de rebelião contra o presidente Assad, e os activistas dizem que a violência vem se agravando.

As potências mundiais, divididas, não conseguem chegar a uma solução para a crise, que já caracteriza uma guerra civil. Muitos rebeldes entraram em Aleppo há dois meses, mas foram posteriormente rechaçados pelas forças do governo.

Insurgentes de várias brigadas em Aleppo disseram que a “hora zero” foi anunciada com o chamado das mesquitas às 16h da Quinta-feira.

Eles disseram que houve conflitos no coração da cidade, inclusive nos bairros de Hamidiya e Midan. O porta-voz da Brigada Tawheed, Abu Firas, disse que todos os batalhões actuantes em Aleppo, “dos pequenos, que consistem de dez pessoas, até os grandes”, reuniram-se para definir a ofensiva há dois dias.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts