Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Rebeldes nigerianos afirmam ter destruído principais oleodutos do país

O principal grupo de rebeldes da Nigéria declarou nesta segunda-feira ter destruído os principais oleodutos do sul do país, em resposta a uma ofensiva militar.

O Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (Mend), principal grupo rebelde do país, afirmou ter “desativado” instalações petroleiras do grupo americano Chevron, ao destruir os oleodutos e estações de abastecimento que as alimentam. “Os combatentes do Mend destruíram braços importantes de oleodutos para provocar a interrupção do fornecimento para o depósito de reservas da Chevron nol delta”, indicou o grupo em um comunicado, enviado por e-mail à imprensa.

A gigante do petróleo americana anunciou nesta segunda-feira que sua produção na Nigéria havia diminuído em 100.000 barris diários em consequência destes ataques. Em um comunicado, a companhia confirmou que “um dos oleodutos na região de Abiteye do Delta foi perfurado no domingo”, e que, para preservar o meio ambiente, “decidiu reduzir a produção em 100.000 barris diários nas instalações do Delta”. O Mend realiza ataques contra as instalações petroleiras no sul da Nigéria para obter o que considera uma distribuição mais justa da riqueza oriunda do óleo negro extraído no país.

A produção petroleira nigeriana sofreu uma redução de mais de um quarto nos últimos três anos devido às campanhas destrutivas do movimento. O Mend – que identificou as estações de abastecimento atingidas como Alero creek, Otunana, Abiteye, Makaraba e Dibi – indicou ainda que seus últimos ataques são uma resposta à ofensiva do exército nogeriano dos últimos 10 dias no Estado de Delta.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!