Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Rebecca Kadaga eleita Presidente do Parlamento Feminino da Commonwealth

Rebecca Kadaga eleita Presidente do Parlamento Feminino da Commonwealth

A ugandesa, Rebecca Kadaga, foi eleita nesta quarta-feira (4) para um mandato de três anos como Presidente do Parlamento Feminino da Commonwealth, a luz da 59ª Conferência dos Parlamentos da organização anglófona, da qual Moçambique faz parte.

A Conferência dos Parlamentos da Commonwealth, que decorre com o tema: “Soluções efectivas para os obstáculos ao desenvolvimento da Commonwealth”, decorre pela primeira vez em território sul-africano de 28 de Agosto e com fim agendado para o dia 6 de Setembro.

A abertura oficial do Parlamento, viria a ter lugar nesta segunda-feira e dirigida pelo Chefe de Estado sul-africano Jacob Zuma, que na altura encorajou os parlamentares a usarem esta oportunidade para olharem na democracia como fonte de paz e desenvolvimento dos seus membros.

A Conferência dos Parlamentos da Commonwealth é uma organização de parlamentares com a missão de promover o desenvolvimento da democracia parlamentar, pela melhoria do conhecimento da governação democrática. As delegações da Conferência dos Parlamentos da Commonwealth estão agrupadas geograficamente em nove regiões, nomeadamente: Àfrica, Asia, Austrália, Irlânda e Mediterrâneo, Canadá, Caraibas, Américas e Antlântico, India e Asia do Sul.

Moçambique na qualidade de membro observador, faz-se presente neste certame pelos parlamentares Vicente Ululu, chefe da delegação, Virgília Matabele e Elsa Betão. Reagindo a eleição de Kadaga, ao alto posto do Parlamento Feminino da Commonwealth, a antiga Ministra da Mulher e da Acção Social, Virgília Matabele, defendeu que vai do agrado de Moçambique, por ter apoiado a candidatura africana a este posto. Refira-se que a 59ª Conferência dos Parlamentos da organização anglófona, decorre no Centro de Conferências de Sandton, cidade satélite de Joanesburgo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!