Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Queda da inflação favorece estabilidade da economia moçambicana

A redução da inflação de 13%, atingida em 2010, para 11%, do primeiro semestre de 2011, está a favorecer o actual cenário caracterizado pela estabilidade da economia moçambicana, segundo Waldemar de Sousa, administrador do Banco de Moçambique (BM).

“Nós estamos satisfeitos com esta estabilidade porque favorece a fortificação da moeda nacional, o Metical, cuja paridade com o Dólar dos Estados Unidos da América está próxima de 29 meticais/USD”, indicou.

A fortificação do Metical face ao dólar norte-americano no Mercado Cambial Interbancário (MCI) teve o seu início em Setembro de 2010, tendo na quinzena de Junho de 2011 registado uma apreciação nominal de 2,09%, em relação ao último dia do mês de Maio passado.

Em termos acumulados e anuais, a moeda nacional registou ganhos nominais na ordem de 11,33% e de 14,88%, respectivamente.

Aquele dirigente enfatizou que o banco central vai continuar com a sua intervenção nos mercados interbancários de modo a assegurar a contenção da Base Monetária a níveis programados para garantir o cumprimento dos objectivos macroeconómicos estabelecidos para 2011.

Tais objectivos fixam o crescimento económico em 7,2%, em 2011, a contenção da inflação média anual em cerca de 8% e o nível de 2402 milhões de dólares norte-americanos em exportações de bens, representando um incremento de 15%, comparativamente a 2010.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!