Quatro soldados da ONU foram mortos, esta terça-feira (2), e outros 15 ficaram feridos quando o comboio em que viajavam atingiu uma mina no norte do Mali, disse um porta-voz da missão de paz da ONU no país.
Os militares tinham deixado uma base da ONU na cidade de Aguelhok e viajavam para o sul quando o incidente ocorreu por volta do meio-dia, cerca de 30 quilómetros ao norte de Kidal, segundo o porta-voz.
Ele informou anteriormente que o comboio viajava para o norte de Kidal quando atingiu a mina. “O total é de quatro mortos e 15 feridos, incluindo seis em estado muito grave”, declarou o porta-voz Olivier Salgado à Reuters.
“Este é apenas um balanço provisório porque não sabemos o que vai acontecer com os feridos em estado grave.” Salgado disse que a missão, conhecida pela sigla Minusma, estava a investigar o incidente, mas não tinha como informar por ora quem foi o responsável pelo ataque.
Os soldados faziam parte de um contingente do Chade, disse um funcionário da ONU que pediu para não ser identificado. As forças de paz da ONU continuam a ser alvo de ataques esporádicos, apesar de uma bem-sucedida intervenção liderada por tropas francesas, no ano passado, ter expulsado militantes islâmicos que se haviam aproveitado de uma revolta separatista para ocupar a desértica região norte do Mali.