Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Quatro novos vogais tomam posse na Comissão Provincial de Eleições de Maputo

O Presidente da Comissão Nacional de Eleições, Abdul Carimo, conferiu posse esta segunda-feira, aos quatro vogais da Comissão Provincial de Eleições da Cidade de Maputo, provenientes da sociedade civil. Trata-se de Celestino Cumaio, João Almirante, Ana Chemane e Sónia Macuácua.

A eleição destes membros surge na sequência da revisão da legislação eleitoral feita pela Assembleia da República (AR), que permitiu o reforço dos órgãos eleitorais, através da inclusão dos partidos políticos e da sociedade civil na sua composição.

No seu discurso, Abdul Carimo instou aos empossados a agir e tomar as suas decisões com independência, imparcialidade e isenção e a absterem-se de se envolver em actividades político-partidárias, assim como a não se comprometerem com pessoas ou forças políticas que contrariem a Constituição da República e a sua consciência.

Por outro lado, Carimo apelou aos eleitos a que ofereçam tratamento igual aos cidadãos, partidos políticos e associações que participam nos pleitos eleitorais pois só assim é que a democracia sairá reforçada.

“A actual composição e funcionamento dos órgãos de apoio da CNE requerem unidade no pensamento e na acção, o que exige de todos os membros uma maior coesão e coordenação com vista à realização de processos eleitorais em diferentes fases, locais e níveis de actuação dos órgãos de gestão eleitoral. As suas acções devem permitir o exercício do direito político, sendo o mais nobre do povo moçambicano o direito de votar e de ser eleito”, disse.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!