Quatro crianças e uma mulher foram encontradas vivas nesta sexta-feira, dois dias após serem soterradas por uma grande avalanche que atingiu um hotel nas montanhas no centro da Itália, informou o corpo de bombeiros.
Outras cinco pessoas foram localizadas, presas debaixo de toneladas de neve e detritos, e a equipe de resgate disse que trabalharia noite adentro para resgatá-los, enquanto a busca continuava por outros possíveis sobreviventes.
Mais de 30 pessoas estavam no luxuoso Hotel Rigopiano na tarde de quarta-feira, quando um paredão de neve e árvores destruídas esmagou o prédio, segundo autoridades. Até o momento, dois corpos foram recuperados no local, disseram autoridades.
O porta-voz do Corpo de Bombeiros Luca Cari disse que um grupo inicial de seis pessoas foram encontradas vivas na manhã de sexta-feira, com equipes de resgate rapidamente conseguindo retirar duas delas — uma mãe e seu filho — em segurança de uma massa emaranhada de concreto esmagado.
Bombeiros aplaudiram e gritaram “bravo” quando a dupla foi trazida à superfície, levada para macas próximas e carregadas por helicóptero para um hospital para exames. “Eles sobreviveram graças a uma bolha de ar que se formou no interior do hotel”, disse Marco Bini, um funcionário do resgate da polícia financeira da Itália.
Logo após o resgate, outras quatro pessoas foram encontradas presas nos destroços, e enquanto escurecia, três crianças foram retiradas em segurança. “Eles estão todos vivos e bem”, disse Cari à Reuters. “A operação de resgate é muito longa e difícil… Estamos lidando com concreto reforçado que desabou.”