Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Quatro anos a levar o jornal ao povo

Quatro anos a levar o jornal ao povo

Passados quatro anos, o Jornal @Verdade continua nas graças dos leitores que todas as semanas procuram obter um exemplar do semanário que a cada dia que passa está a merecer a simpatia do povo moçambicano. Tal facto deve-se não só à diversidade do conteúdo noticioso, mas também ao trabalho abnegado da vasta equipa de distribuição espalhada pelo país.

“@Verdade vai de vento em popa”, é assim que, em palavras sucintas, a vasta equipa de distribuidores espalhada um pouco por todo o país define o impacto positivo que o Jornal @Verdade está a produzir nos leitores. Há quatro anos, o grupo da distribuição do “semanário do povo” circula de lés-a-lés levando a informação gratuita ao povo moçambicano.

Apesar de algumas dificuldades, os distribuidores garantem que a distribuição é feita normalmente, ou seja, sem grandes sobressaltos e tem sido óptima tendo em conta que as pessoas estão cada vez mais ansiosas por obter o jornal. “O público gosta do Jornal @Verdade. Todas as semanas, os leitores procuram-nos e recebem o exemplar com muita satisfação”, afirma Jussa Manuel Ali, gestor de distribuição em Quelimane e acrescenta que, com a carestia de vida, os munícipes têm a oportunidade ímpar de se informar gratuitamente.

A nível das cidades de Inhambane, Quelimane, Nampula, Chimoio e Pemba, com uma média de três distribuidores, o jornal espalhase a partir do centro da urbe para os bairros periféricos, onde se encontra grande parte da população ávida de se manter informada sobre assuntos nacionais e internacionais.

Porém, os pontos prioritários são os locais de grande aglomeração, as instituições públicas e/ou do Estado (direcções provinciais e distritais) e as instituições de ensino médio e superior.

Além de dar o que falar naqueles pontos do país, o jornal tem recebido altos elogios de instituições e pessoas singulares. De acordo com os nossos colaboradores ou gestores da distribuição nas províncias, são várias as razões para que tal aconteça, nomeadamente a qualidade de informação, a beleza gráfica e a distribuição gratuita.

“É um jornal do povo e a cada dia que passa torna-se a principal fonte de informação dos moçambicanos”, diz Jussa Ali que faz parte da equipa de distribuição do @ Verdade há aproximadamente um ano.

Para Laurdino Tinga, distribuidor na cidade de Inhambane há pouco mais de quatro meses, o Jornal @Verdade é mais do que um simples meio de comunicação social. “É um jornal que retrata do dia-adia do povo, desde as suas inquietações, passando pelos anseios até as realizações”, diz.

Os colaboradores são unânimes em afirmar que o “feedback” é bom, tendo em conta a quantidade de louvores feitos pessoalmente ou através de cartas que chegam aos nossos representantes naquelas províncias. “As pessoas e as instituições têm aderido bastante ao jornal, e nós privilegiamos a população”, conclui Tinga.

Diga-se em abono da verdade, os leitores do @Verdade não se cansam de enaltecer a qualidade de informação que o jornal veicula e até chegam a sugerir aos distribuidores assuntos que gostariam de ver abordados, com particular ênfase para os temas que retratam o quotidiano dos moçambicanos. Além disso, gostariam que se dê particular destaque às histórias do Moçambique real, e não somente às de Maputo e arredores.

Neste momento, são distribuídos 1000 exemplares na cidade de Quelimane, a mesma quantidade em Nampula, 500 em Inhambane, Pemba e Chimoio. Os distribuidores circulam pela zona de cimento da urbe e pelo subúrbio para fazer chegar a informação até ao cidadão comum. A distribuição nestes locais está a ocorrer de forma satisfatória.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts