Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Quase mil imigrantes tunisinos chegam à Itália na madrugada

Quase mil pessoas que fugiram dos tumultos na Tunísia chegaram a uma ilha italiana na madrugada de domingo, pouco depois de o governo declarar que a onda de imigrantes ilegais havia se tornado uma emergência humanitária.

Autoridades locais pediram mais apoio no domingo para ajudar lidar com a crescente onda de imigrantes que desembarcam em Lampedusa, uma ilha na Sicília que fica mais perto da África do que da Itália continental, depois que milhares chegaram na semana passada.

A situação assustou o governo do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, que declarou um estado de emergência humanitária após uma reunião no sábado. O governo da Itália deu às autoridades poderes extraordinários para deixar de lado a burocracia comum para controlar o fluxo de imigrantes, bloqueando até a entrada de barcos na costa.

No domingo, o ministro de Relações Exteriores, Franco Frattini, repetiu seus apelos à União Europeia por ajuda depois que um navio afundou próximo à costa da Tunísia no sábado. Ao menos um imigrante foi dado como morto. “Temos que mobilizar os países ao redor do Mediterrâneo que têm barcos, aviões e helicópteros”, disse Frattini em entrevista ao jornal Corriere Della Sera.

Autoridades já transferiram os imigrantes a um campo de futebol em Lampedusa, enquanto centenas dormem a céu aberto no porto, com cobertores de emergência. Hotéis locais e igrejas também disponibilizaram seus estabelecimentos.

A Itália pediu uma reunião urgente com a UE para elaborar uma resposta eficiente, e quer barcos de patrulha posicionados perto da costa da Tunísia para interceptar as embarcações.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!