O Embaixador do Qatar, Bashir Al-Shirawi, manifestou o interesse do seu país em contribuir nos esforços que Moçambique está a desenvolver na luta contra a pobreza.
O combate ao HIV/SIDA, analfabetismo, e capacitação e potenciação da mulher, são algumas das principais áreas que Qatar deseja intervir.
O facto foi expresso no principio da noite da última Quinta-feira, em Maputo, no final da audiência concedida ao Embaixador pela Primeira-dama da República, Maria da Luz Guebuza, cujo objectivo era conhecer mais e melhor os problemas que o país enfrenta.
Al-Shirawi, que apresentou as suas cartas credenciais na última Quarta-feira, disse haver um forte interesse tanto de si próprio na qualidade de novo embaixador como do seu país, em cooperar com Moçambique.
“Discutimos fundamentalmente assuntos da realidade moçambicana que me permitiram ficar com uma ideia mais ilustrativa do país e estou profundamente satisfeito com isso”, disse o Embaixador, falando a jornalistas.
O novo diplomata disse, por outro lado, ter já mantido encontros com altos quadros do governo, embora não tenha revelado o conteúdo daquilo que foi discutido com essas personalidades do Executivo moçambicano.