Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

PuraMente : Outliers – The Story of Success

Este é um livro sobre o sucesso e desempenhos extraordinários. Mas não confundir com um manual de “auto-ajuda”, de relatos biográficos ou uma lista de fórmulas milagrosas.

Segundo o autor, o “sucesso” é resultado de um número reduzido de detalhes. Basta que um desses factores se altere para que duas pessoas aparentemente com o mesmo potencial tenham percursos muito diferentes.

Para Malcom Gladwell há um enviesamento na forma como o sucesso é visto pela sociedade, normalmente como um processo de mérito individual. Pelo contrário, os desempenhos extraordinários são um produto do mundo, do contexto. Dependem de um certo talento natural, de alguma inteligência analítica, mas o que faz a diferença normalmente são as oportunidades, alguma sorte, muito treino, legado cultural e a chamada “inteligência prática” – saber o que dizer e a quem, quando dizê-lo e provocar o efeito pretendido com o que se diz ou faz. É dado o exemplo de como o indivíduo com o QI mais elevado dos EUA – Christopher Langan – tem uma vida aquém das expectativas.

É um livro bastante fácil de ler. Pode agradar a vários públicos já que, para além dos argumentos e conclusões do autor, há muitas descrições, detalhes e histórias. Aliás isso pode ser visto como um defeito em “Outliers”, que poderia ter sido escrito com metade das páginas se a intenção fosse só transmitir as ideias. O livro está dividido em duas partes. Na primeira fala-se da Oportunidade e na segunda sobre o Legado. É nesta segunda parte que aparecem 50 páginas “obrigatórias” – Gladwell explica o que causa uma grande parte dos acidentes de avião, ligando-os ao legado cultural e ao discurso mitigado dos intervenientes.

Apesar do enorme sucesso e “buzz” que já regista nos EUA, não me parece que vá ter o mesmo impacto disruptivo de “Blink” ou “The Tipping Point”, livros em que o tom “contra a corrente” também está presente.

Em resumo, o “sucesso” segue um caminho previsível, não sendo sempre os mais inteligentes a alcançá-lo. Os “outliers” são aqueles a quem foram dadas oportunidades e tiveram a força e a capacidade de as aproveitar.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!