Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Província de Manica lidera: 60% dos pensionistas do INSS já aderiram à Prova Anual de Vida

A Prova Anual de Vida (PAV), iniciada a 10 de Janeiro pelo INSS-Instituto Nacional de Segurança Social à escala nacional, já abarcou um total de 44.542 pensionistas, o correspondente a 59.2 por cento de execução.

Com o processo, cujo término está previsto para o próximo dia 10 de Abril, o INSS espera abranger, durante os três meses, um total de 75.268 pensionistas que recebem as suas pensões no Sistema de Segurança Social.

Do universo de pensionistas do INSS, 29.300 beneficiam de pensões de velhice, 44.577 de pensões de sobrevivência e 1.391 de invalidez.

O director-geral do INSS, Alfredo Mauaie, considerou satisfatório o nível de adesão ao processo, sendo que no primeiro mês as delegações do instituto tiveram um desempenho acima de 50 por cento.

Para além dos balcões de atendimento, o INSS destacou brigadas técnicas. Até ao momento, a província de Manica registou maior grau de execução, com 71.4 por cento, seguida pela província de Nampula, com 65.2 por cento e Maputo, com 63.2 por cento.

Os pensionistas que, por razões de saúde, não estiverem em condições de se deslocar aos locais indicados para a realização da PAV, segundo destacou o director geral do INSS, podem ser atendidos no domicílio, devendo para isso informar à representação do INSS mais próxima.

“A não realização da Prova Anual de Vida, dentro do período indicado, implica a suspensão do pagamento das pensões, até que a situação do beneficiário seja regularizada”, sublinhou Alfredo Mauaie.

Importa realçar que a PAV é um processo, através do qual o INSS comprova a existência física do titular da pensão, de modo a manter o direito ao recebimento da respectiva prestação mensal.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!