Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Província de Gaza / aumentam casos de tuberculose em Chigubo

O distrito de Chigubo, no norte da província meridional moçambicana de Gaza, está a registar uma frequência de casos de tuberculose em crianças de idade inferior a 10 anos.

Segundo as autoridades distritais da saúde, Chigubo teve no último mês um caso de uma criança com tuberculose ganglionar já em tratamento e tem neste momento um caso de tuberculose abdominal.

Para inverter a situação, as autoridades sanitárias no distrito estão a intensificar o despiste e as campanhas de sensibilização dos técnicos com vista a aumentarem a capacidade de despiste da tuberculose.

O distrito, segundo a Televisão de Moçambique (TVM), debate-se ainda com outros problemas de saúde como as diarreias agudas, malnutrição, tuberculose e o HIV/SIDA.

Moçambique está entre os 22 países do mundo mais afectados pela tuberculose, razão pela qual o governo declarou a doença emergência nacional para controlar a propagação desta pandemia que originou 46 mil novas ocorrências.

Em Moçambique, o número de casos continua a crescer. De 2007/10, registou-se um incremento significativo de 38.044 para 46.174 novos casos de tuberculose, dos quais 20.097 representam os casos mais infecciosos da doença.

A tuberculose é uma infecção causada por um microrganismo também conhecido por bacilo de Koch. A doença afecta principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outros órgãos, mesmo sem causar dano pulmonar.

A descoberta do bacilo causador da tuberculose foi anunciada em Berlim na Alemanha em 1882 por um médico e cientista alemão, Bobert Koch, ao qual o seu apelido foi dado ao bacilo causador desta doença.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!