Profissionais da Saúde, actores do teatro e jornalistas defendem o envolvimento dos lideres comunitários na educação para saúde, para uma melhor implementação dos cuidados básicos de saúde primários ao nivel das comunidades. Os agentes comunitários formados pelo Ministério da Saúde e por algumas organizações não governamentais, incluindo instituições religiosas podem, também, contribuir na promoção da saúde preventiva e curativa.
Esta constatação foi feita durante uma reunião de saúde pública havida semana passada na cidade portuária de Nacala e na qual os participantes debruçaram- se sobre várias questões que contribuem para propagação de certas enfermidades.
Observaram, ainda, que a comunicação social pode, com as suas mensagens educativas, contribuir positivamente, para a mudança de comportamento da sociedade. Promovido pela direcção provincial da Saúde de Nampula, em coordenação com a USAID, através do projecto Bassopa Malária, o encontro serviu, igualmente, para estudar mecanismos de revitalização dos grupos teatrais, culturais de canto e dança, música, bem como para identificação da melhor linguagem a ser usada ao de nível da imprensa e no sector de Saúde.