Um total de 54 docentes afectos em diferentes escolas no distrito de Nacala-a-Velha, na província de Nampula, ameaçam paralisar as suas actividades, a partir de Setembro próximo, caso os três meses de salário em atraso não sejam pagos até essa data.
A interrupção tem em vista pressionar a direcção dos Serviços Distritais da Educação, Juventude e Tecnologias (SDEJT) com vista a resolver o problema que agasta os pedagogos. Estes fixaram 30 de Agosto corrente como sendo a última data de contacto com os alunos.
Os professores que pretendem recorrer à paralisação de aulas têm mais de cinco anos na docência e trabalham nas escolas localizadas nos postos administrativos daquele distrito costeiro. Porém, não recebem os seus salários desde Maio passado.
O director dos SDEJT, Hermínio Baltazar, confirmou o facto e disse que a sua instituição está a trabalhar para ultrapassar o problema mas não avançou datas para o efeito.
Segundo o dirigente, os professores cujos ordenados não são desembolsados há três meses tem falta de documentos para regularizar a sua situação contratual com o Estado. Sobre a greve dos mesmos disse que está em curso uma campanha de sensibilização para que não haja interrupção de aulas.