A produção de energia pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) não está ameaçada, embora não tenha chovido o suficiente este ano, para alimentar de água a albufeira localizada no rio Zambeze, região do Songo, província central mocambicana de Tete, assegurou o administrador para a área técnica de produção de energia da HCB, Gildo Sibumbe.
Informações postas a circular indicavam que a escassez de chuva este ano e a consequente falta de água na albufeira estavam a ameaçar a produção da corrente eléctrica pela HCB, constituindo, deste modo, uma inquietação para os gestores desta empresa.
Gildo Sibumbe afirmou que “não se pode dizer que haja problema de água. O que é preciso dizer é que este ano foi tendencialmente seco, porque não choveu como nos outros anos, mas nós temos capacidade de aguentar três anos sem chuva”.
“Este ano choveu, mas choveu pouco. Mas temos a água para produzir a energia até ao final do ano” – frisou Sibumbe, citado hoje pelo “Diario de Mocambique”.
“E preciso entender o seguinte: o rio Zambeze banha todos os países da África Austral, com a excepção da África do Sul e Tanzania, praticamente. O que é importante é que nesses países todos chova, não é só em Moçambique, e que a água chegue aqui”, explicou.
“Portanto, não podemos ficar alarmados só porque não choveu em Moçambique. É uma bacia que atravessa toda a África Austral. Então, não está ameaçada a produção de energia este ano nem o próximo ano e acreditamos que vai chover” – sublinhou Sibumbe.
Entretanto, a reabilitação das comportas da barragem prossegue, tendo sido abrangidas duas das nove, num valor calculado em 13 milhões de euros.
Ele explicou que este trabalho surge pelo facto de que durante a guerra estas componentes tiveram que ficar abertas todo o tempo, quando foram feitas para trabalharem, em média, dez por cento do tempo do ano.
Estão a ser reabilitadas duas por duas comportas até que sejam abarcadas todas as nove. “Já concluímos duas. Portanto, é um processo que vai levar ainda três a quatro anos” – disse o administrador para a área técnica de produção de energia da Hidroeléctrica de Cahora Bassa.