Moçambique poderá produzir cerca de 17 mil toneladas de copra neste ano de 2014, representando uma queda de 19 mil toneladas em relação a 2012, segundo prognósticos do Ministério da Agricultura (MINAG).
Em 2012, Moçambique produziu cerca de 36 mil toneladas de copra, volume que está a reduzir de forma significativa devido ao agravamento da doença que provoca o amarelecimento letal de coqueiros, principalmente na Zambézia, a região maior produtora daquela cultura de rendimento no país.
A produção esperada, em 2014, de 17 mil toneladas corresponde ao mesmo volume atingido em 2013, altura em que a doença começou a alastrar-se para várias regiões da Zambézia, de acordo ainda com o MINAG, salientando que, até ao momento, a praga já dizimou pouco mais de seis milhões de coqueiros na zona Centro do país.
Os poucos produtores que ainda conseguem alguma colheita de coco tendem a colocar a sua produção nos mercados locais a preços elevados devido à exiguidade do produto, salienta aquele departamento estatal, acrescentando, entretanto, que para reduzir o alastramento da doença as árvores afectadas estão a ser abatidas e substituídas por plantas mais resistentes.
Refira-se que a copra produzida no país é utilizada no confeccionamento de alimen- tos, fabrico de óleos, sabão, bem como de biodiesel.