Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Produção de combustível contribui na renda familiar

A produção de carvão vegetal para fins domésticos começa a fazer parte de uma das fontes alternativas de arrecadação de receitas para várias centenas de famílias rurais nos distritos de Meconta e Monapo, e, particularmente, grupos de mulheres lideres de agregados.

Dados colhidos pelo nosso jornal indicam que mais de 500 mil meticais foram colectados pelas famílias que se dedicam à produção de carvão vegetal naqueles distritos localizados no corredor rodoviário e ferroviário de Nacala. No distrito de Meconta o número de produtores de carvão vegetal licenciados situa-se, neste momento, em 410, cifra que representa uma subida de cerca de três vezes em relação aos autorizados no ano de 2008.

Tadeu Mariano, director dos serviços distritais de actividade económicas em Meconta, explicou que tal comportamento significa que as comunidades identificam de forma continua soluções alternativas visando a arrecadação de receitas sem que estejam virados exclusivamente à agricultura, criação de animais e exploração intensiva de madeira.

Manuel José, vice presidente da associação Muchangalene no distrito vizinho de Monapo, referiu que a produção de carvão vegetal envolve sobretudo mulheres, chefes de agregados familiares que não têm ocupação e, consequentemente, privada da possibilidade de gerar fundos para a sobrevivência dos seus dependentes. Nós, os homens, abatemos as árvores de espécie própria para a produção de lenha e carvão e as mulheres constroem os fornos onde fazem o carvão que, depois, ensacam e transportam para junto da estrada nacional, onde o mercado está garantido. Deste modo, elas capacitamse financeiramente para integrar o grupo de gestores das suas famílias – disse Manuel José.

Acrescentou que as receitas da venda do carvão vegetal e lenha são consideráveis e, actualmente, cobrem as despesas derivadas do vestuário e dos estudos dos seus dependentes. As cerimónias tradicionais destinadas à preparação dos adolescentes para a vida, incluindo a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, são suportadas com parte dos resultados da venda do combustível lenhoso – concluiu o nosso entrevistado.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!