Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Produção da indústria extractiva cresce apenas em 1%

A produção global da indústria extractiva moçambicana apenas registou um crescimento de 1%, nos últimos 20 anos, devido ao domínio da mineral artesanal e/ou de pequena escala.

Entre 1991 a 1999, a produção daquele sector face ao Produto Interno Bruto (PIB) variou de apenas 0,3% a 0,4%, enquanto que de 1999 a 2004 a sua variação foi de 0,5% a 0,6%, aumentando, de 2005 a 2008, para cerca de 1%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Uma outra justificação atribuída àquele crescimento marginal é a paralisação de algumas minas durante o último conflito armado, esperando- se que “o peso da indústria extractiva moçambicana no PIB venha a crescer de forma acentuada a partir de 2009 e anos seguintes devido ao arranque das actividades de exploração dos empreendimentos da Companhia Vale do Rio Doce, consórcio Great Mining, entre outros megaprojectos”, realça o INE.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!