Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Princesa espanhola é interrogada em investigação de corrupção

A princesa espanhola Cristina foi interrogada por um juiz, este sábado (8), num caso de corrupção que aprofundou a irritação pública com casos semelhantes entre a classe dominante e o descontentamento com a família real.

Essa foi a primeira vez que um membro da realeza espanhola foi intimado num processo criminal desde que a monarquia foi restaurada em 1975 depois da morte do ditador Francisco Franco.

Com a Espanha a sair lentamente de uma forte crise económica e financeira que deixou 26 por cento da população desempregada, os juizes estão a avaliar centenas de casos de corrupção deixados depois dum boom imobiliário que acabou abruptamente em 2008.

Cristina, filha mais nova do rei Juan Carlos e a sétima na sucessão ao trono, enfrenta acusações preliminares de fraude tributária e lavagem de dinheiro ligada ao seu uso de receita de uma empresa de fachada de propriedade dela e de seu marido, Inaki Urdangarin.

Tanto a princesa quanto Urdangarin – que não representa a Coroa em eventos oficiais desde 2011 – negam as acusações. A imprensa não teve permissão para entrar na audiência fechada na corte de Palma de Mallorca.

Manuel Delgado, advogado de um dos dois grupos civis que fizeram acusações contra a princesa, disse à imprensa do lado de fora: “A maioria das respostas dela foi ‘não sei’, ‘não lembro’ e ‘confiava totalmente no meu marido’.”

Jesus Silva, um dos advogados da princesa, disse a jornalistas que ela havia ficado “contente” com o testemunho. “Ela respondeu absolutamente todas as perguntas que lhe perguntaram… então ela não foi evasiva”, completou ele.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!