Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Primeiro-ministro do Iémen volta a Áden depois de exílio em Riad

O primeiro-ministro e vice-presidente iemenita, Khaled Bahah, retornou nesta quarta-feira definitivamente à cidade de Áden para retomar o exercício das suas funções, após quase seis meses de exílio em Riad, informaram à Agência Efe fontes ligadas a ele.

Bahah chegou nesta madrugada, acompanhado dos ministros de Interior, Comunicações, Planeamento, Cooperação Internacional e Assuntos Sociais, assim como dos vice-ministros de Finanças, Petróleo e Relações Exteriores.

Os ministros de Transporte, Administração Local, Recursos Pesqueiros, Petróleo, Saúde e Juventude já haviam retornado.

O presidente do Iémen, Abdo Rabbo Mansour Hadi, e outros ministros ainda estão no exílio em Riad, desde que fugiram da capital, em Março, depois de o movimento rebelde xiita dos houthis tomar o controle da cidade.

No início de agosto, Bahah tinha feito uma visita de um dia a Áden. Em 17 de julho, o governo iemenita anunciou de Riad a liberação da cidade de Áden e anunciou o envio uma delegação ministerial para preparar a volta do Executivo ao Iémen.

Os rebeldes houthis, que controlam o norte do país, onde fica a capital, Sana, pegaram em armas em Setembro após acusar Mansur Hadi e seu Executivo de descumprir a aplicação do acordo de reconciliação fechado pelas forças iemenitas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!