Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Primeira-dama trabalha em Vilankulo

A Primeira-Dama de Moçambique, Maria da Luz Guebuza, chegou no fim desta tarde ao distrito de Vilankulo, província de Inhambane, para uma visita de trabalho de um dia. Falando à imprensa minutos após a sua chegada a sede distrital com o mesmo nome, Maria Guebuza disse que durante a sua visita vai, dentre várias actividades, visitar a Escola Primária de Pambara, que ano passado beneficiou de um projecto de realizado pelo seu Gabinete em parceria com a empresa pública de telefonia móvel Mcel.

“É uma escola que surgiu quase do nada, mas que agora conta com uma sala de informática e mais quatro salas de aulas. No passado, algumas crianças estudavam sentadas debaixo das árvores ou em salas de construção precária”, disse a primeira-dama. Segundo Maria Guebuza, a construção dessas infra-estruturas surge na sequência da vitória de um concurso patrocinado pela Mcel, designado de “Escola Gira”. Igualmente, a mesma escola venceu um outro concurso, “Escola Verde”, tendo, consequentemente, beneficiado de financiamentos para o desenvolvimento de espaços verdes, através do plantio de árvores (de fruta e de sombra) e relva.

“Esta escola deve servir de exemplo não só para as escolas do distrito de Vilanculo, mas de todo o país”, disse ela. Falando à AIM, o director distrital de Educação e Cultura, Almeida Bata, disse que, com a construção daquelas infraestruturas, a escola de Pambara conta agora com um total de 16 salas de aulas, número suficiente para satisfazer a demanda na região. Actualmente, o distrito possui 46 mil alunos, alguns dos quais estudando ao relento. Este problema só será ultrapassado quando terminarem (ainda este semestre) as obras de construção de 15 salas de aulas com material convencional, um projecto financiado pela Agência de Cooperação Alemã. Paralelamente, as comunidades do distrito estão envolvidas em projectos de construção de salas de aulas melhoradas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!