Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Primeira-dama inaugura instalações dos Registos e Notariado de Kanhaka

A Primeira-dama de Moçambique, Maria da Luz Guebuza, inaugurou, Terça-feira (30), no distrito municipal Kanhaka, na cidade de Maputo, a capital moçambicana, as novas instalações dos serviços de Registo Civil e Notariado, onde participou na celebração de casamentos colectivos.

 

 

Inácio Dambile, conservador em serviço neste distrito, disse tratar-se de serviços que vão aliviar o sofrimento pelo qual os residentes passavam para poderem beneficiar de serviços de registo de seus filhos, casamentos, reconhecimento de documentos, transcrições e outros.

Aos casais que já viviam juntos há muito tempo, Maria da Luz Guebuza encorajou-lhes a continuarem a superar as dificuldades avançando sempre unidos a viver em harmonia com as suas famílias.

A obra foi construída de raiz com dinheiro disponibilizado através do Fundo de Desenvolvimento Distrital e vinham decorrendo desde início de 2010.

Segundo o conservador Inácio Dambile, antes o registo era feito por uma brigada móvel que se deslocava a ilha uma vez por mês, depois optou-se por uma brigada fixa que teve muitas dificuldades porque não tinha onde ficar e viu se condenada a regressar a procedência. Já na década 90, voltou a optar-se por uma brigada fixa desta feita baseada na administração.

“Antes, a media de casamentos era fraca não porque as pessoas não casavam, mas que preferiam faze-lo noutros sítios, ate este ano sermos brindados por estes nove casamentos colectivos que marcam a inauguração destes serviços aqui na ilha”, disse.

Estes casamentos, segundo o conservador, surgem através de uma sensibilização e apoio de parceiros, incluindo as autoridades governamentais, a qual as pessoas corresponderam positivamente.

Depois de ter inaugurado as novas instalações dos Serviços de Registo Civil e Notariado, Maria da Luz Guebuza, a terminar a sua visita ao distrito Municipal Kanhaka, tem em agenda uma deslocação a um projecto de serralharia financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Distrital e a Associação Maguevas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts