Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Primeira-dama apela à adopção de crianças vulneráveis

A Primeira-Dama moçambicana, Maria da Luz Guebuza, apelou, segunda-feira, a sociedade para adoptar aquelas crianças cujos pais perderam a vida, como forma de aliviar o seu sofrimento e garantir o seu crescimento saudável.

A esposa do Presidente da República lançou este apelo durante uma reunião popular realizada na manhã de segunda-feira na localidade de Gueguegue, distrito de Boane, e que marcou o início de uma visita de quatro dias a província de Maputo.

“Os moçambicanos têm um coração muito grande”, disse Maria da Luz, acrescentando “então vamo-nos solidarizar com aquelas crianças que perderam os seus pais”.

Na sua intervenção, a Primeira-Dama moçambicana sublinhou a importância da família para o crescimento saudável da criança. “As crianças não podem andar sozinhas na rua e nem devem ser abandonadas”, frisou, para de seguida acrescentar que, na rua, as crianças correm vários riscos, incluindo acidentes de viação e rapto.

Na ocasião, Maria da Luz, também exortou a sociedade moçambicana a valorizar os idosos e evitar para que andem a deambular pelas cidades pedindo esmola. Ela criticou o facto de alguns cidadãos castigarem as pessoas idosas, sob o pretexto de prática de feitiçaria.

“Os idosos são a fonte do conhecimento. O que será de nós se não os acarinharmos devidamente”, questionou a Primeira-Dama, apontando igualmente o papel importante desempenhado, hoje, pelos idosos na protecção de crianças órfãs, cujos pais morreram vítimas do HIV/ SIDA.

“Se hoje rejeitarmos os idosos as crianças vão aprender essa lição e amanhã serão elas a nos enterrar vivos”, anotou. Durante a sua visita de quatro dias a província de Maputo, a Primeira-Dama irá também escalar os distritos de Moamba e Manhiça, bem como a cidade da Matola, onde além de realizar encontros populares, deverá visitar diversos empreendimentos sociais.

Depois da reunião popular realizada em Boane, Maria da Luz Guebuza visitou o Centro de Saúde de Boane, um projecto de geração de rendimento e o Instituto Agrário de Boane, onde manteve um encontro com líderes comunitários do distrito.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!