Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Prime Rate em Moçambique abaixo dos 20 por cento porém bancos comerciais não mexem nas margens

Prime Rate em Moçambique abaixo dos 20 por cento porém bancos comerciais não mexem nas margens

O Banco de Moçambique (BM) mantém os seus esforços para melhorar o custo do dinheiro nos bancos comerciais baixando, pelo segundo mês consecutivo, o Indexante Único que empurrou a Prime Rate pela primeira vez para baixo dos 20 por cento. No entanto 3 meses decorreram e os bancos comerciais não mexem nas suas margens.

Dando seguimento as suas últimas decisões de relaxamento da sua política monetária o BM reduziu novamente o seu Indexante Único, dos 15 por cento definidos em Dezembro último para 14,70 por cento nesta quinta-feira (31).

Banco de Moçambique

No entanto estas tentativas de baixar as taxas de juro a retalho estão longe de responder a ânsia dos moçambicanos pois os bancos comerciais não relaxam as suas margens desde Outubro de 2018. O Prémio de Custo que é calculado trimestralmente pela Associação Moçambicana de Bancos (AMB) continua nos 5,20 por cento.

Ainda assim, e empurrada pelo Indexante do banco central, a Prime Rate do Sistema financeiro voltou a baixar e está cifrada em 19,90 por cento, comparativamente aos 20,20 definido em Dezembro de 2018.

Entrevistado pelo @Verdade no final do ano passado o presidente da AMB, Teotónio Comiche, explicou que: “se a economia continuar a avançar como está avançar eu espero que a situação seja boa para todos porque a questão das taxas de juro é muito importante não só para a população mas para os bancos, quanto mais tivermos taxas de juro razoáveis ganhamos todos”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!