Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
Publicidade

Previsão aponta para chuvas abundantes em Moçambique

As previsões meteorológicas sazonais para o período chuvoso e ciclónico 2011-2012 apontam para chuvas abundantes em Moçambique e em vários outros países da região austral da África, devido ao fenómeno “La Niña”, o que constitui um bom sinal para a próxima época agrícola.

Director do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), Moisés Benessene, ao revelar este facto na Beira, capital da província de Sofala, disse que para o período que vai de Outubro a Dezembro de 2011 se espera a ocorrência de chuvas normais com tendência para abaixo do normal, na maior parte do país.

A excepção vai, segundo Benesse, para a província de Cabo Delgado e a parte Norte das províncias de Niassa e Nampula (Todas do Norte de Moçambique), onde se prevêem chuvas normais com tendência para acima do normal.

No período de Janeiro a Março de 2012 espera-se a ocorrência de chuvas normais com tendência para acima do normal para a maior parte do país com excepção das províncias de Cabo Delgado, Nampula e parte nordeste da província da Zambézia, esta ultima localizada no Centro do pais.

O director do INAM precisou que o projectado fenómeno “La Niña” vai significar muita chuva no país e nos territórios vizinhos, o que faz prever uma boa produção agrícola para todo o país, excluindo apenas as províncias de Cabo Delgado, Nampula, leste do Niassa e nordeste da Zambézia.

Com efeito, apelou aos camponeses para se empenharem arduamente na preparação da campanha agrícola 2011-2012, destacando que as chuvas poderão conhecer um ligeiro atraso nas zonas Sul e Centro do país, devido ao facto de as previsões, nestas regiões, apontarem para precipitações para abaixo de normal, concretamente entre os meses de Outubro, Novembro e Dezembro.

Dados do INAM acrescentam que os peritos da área do clima dos países da Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC) reuniram-se recentemente em Windhoek, na Namíbia, para a elaboração desta previsão climática sazonal para a época chuvosa 2011/2012, no âmbito do Fórum de Antevisão do Clima Regional da África Austral (SARCOF).

Assim, durante o período que vai de Outubro a Dezembro de 2011, para a maior parte dos países da região, se espera a ocorrência de chuvas normais com tendência para abaixo do normal.

Porém, para as parte Norte da Tanzânia e Sul de Madagáscar espera-se a ocorrência de chuvas acima do normal, enquanto para o resto da SADC e maior parte de Madagáscar e Maurícias prevêem-se chuvas normais com tendência para acima do normal.

Em face deste cenário, equipas multissectoriais do Governo moçambicano e parceiros de cooperação já se encontram nos distritos a recolher informações para a elaboração do respectivo Plano de Contingência que vai ser submetido ao Conselho de Ministros para apreciação e aprovação.

Segundo o director-geral do INGC, João Ribeiro, citado pelo “Noticias”, a Direcção Nacional de Águas está já a trabalhar na identificação do provável cenário das principais bacias hidrográficas de Moçambique nesta época chuvosa e ciclónica, e os dados definitivos serão divulgados até finais de Setembro corrente.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!