Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente eleito da Zâmbia presta juramento em Lusaka

Edgar Lungu prestou juramento este domingo em Lusaka como Presidente da Zâmbia, tornando-se no sexto chefe de Estado do país na sequência da sua vitória nas eleições presidenciais de terça-feira.

A Frente Patriótica (PF, no poder) venceu com uma curta margem as eleições organizadas a 20 de janeiro corrente na sequência da morte, a 28 de outubro ultimo, do Presidente Michael Sata.

O Presidente interino, Guy Scott, presente na cerimónia de investidura ao lado do Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, que é igualmente Presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), entregou simbolicamente os símbolos do poder ao Presidente Lungu.

Estiveram igualmente presentes na cerimónia de posse, organizada no Heroes Stadium da capital, Lusaka, os ministros dos Negócios Estrangeiros de Angola, George Rebelo Chikoty, e do Malawi, George Chaponda, o ex-Presidente da Zâmbia, Kenneth Kaunda, o ex-Presidente Rupiah Banda zambiano, e a antiga Primeira Dama zambiana, Christine Kasebe Sata.

No seu discurso inaugural, o Presidente Lungu comprometeu-se a dotar o país duma nova Constituição antes da realização das eleições gerais em 2016 e revelou que ele vai imediatamente designar o eminente advogado Ngosa Simbyakula, nomeado de novo ministro do Interior, no Ministério da Justiça para garantir a promulgação da nova Constituição.

“Vou proceder a mudanças a nível do Governo; vou nomear de novo alguns ministros e outros não. Mas eu quero dizer aos novos ministros que temos apenas um ano até às próximas eleições”, declarou Lungu que assumiu o compromisso de lutar contra a pobreza.

O Presidente Robert Mugabe felicitou a Zâmbia pela realização de eleições livre e equitativas e declarou que a maturidade demonstrada por todas as partes interessadas constitui uma fonte de orgulho para a SADC e o resto de África. “Estou convencido que vocês conseguirão manter este país como uma Zâmbia, uma Nação”, declarou Mugabe.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!