Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente do Zimbabwe diz que primeira-dama “não é o poder por trás do trono”

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, de 91 anos, disse à televisão estatal que a sua mulher, Grace, uma estrela política em ascensão no partido governista, “não é o poder por trás do trono”.

Mugabe, o único líder que o país teve desde a independência da Grã-Bretanha, em 1980, estará na cidade turística de Victoria Falls, no sábado, onde seu partido, o ZANU-PF, planeia realizar uma festa de aniversário para ele avaliada em 1 milhão de dólares, reunindo milhares de simpatizantes.

Grace, uma ex-funcionária do gabinete de Mugabe, foi elevada ao alto escalão do ZANU-PF em dezembro, depois de atacar o ex-vice-presidente Joice Mujuru, posteriormente demitido pelo presidente.

Analistas políticos e meios de comunicação locais dizem que Grace, que agora se senta ao lado de Mugabe nas reuniões da cúpula do partido, exerce influência considerável sobre um dos líderes mais controversos da África.

“Ela não é o poder por trás do trono”, disse Mugabe numa entrevista à TV ZBC, na quinta-feira à noite. “Por que deveriam pensar que, por causa do que ela faz, ela é agora o poder?”.

Até o seu rebaixamento, Mujuru era tido como o mais provável sucessor de Mugabe quando ele morrer ou se aposentar.

Mugabe, que no passado, atribuiu sua longa vida à vontade de Deus, disse que uma boa dieta é fundamental para a sua saúde. Ele pretende disputar a eleição de 2018, quando estará com 94 anos. Seria a última em que poderia concorrer, segundo os termos de uma nova Constituição.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!