Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente do parlamento moçambicano conferencia com diplomata cubano

A Presidente da Assembleia da República (AR), o Parlamento moçambicano, Verónica Macamo, recebeu na quarta-feira o Embaixador cubano acreditado em Maputo, Rafael Jimeno Lopez, com quem abordou o estagio da cooperação entre os dois países, incluindo a área parlamentar. 

Falando a jornalistas momentos depois do encontro que decorreu na sede da AR, em Maputo, Macamo disse que as partes acordaram em criar uma comissão para avaliar o acordo de cooperação já existente na área parlamentar, para dinamiza-lo. Tal acordo reza, entre outros aspectos, que os Parlamentos dos dois países devem trocar experiências, bem como informações sobre o desenrolar da vida parlamentar em cada uma das nações.

A Presidente da AR indicou ainda ter manifestado a vontade de Cuba assistir o Parlamento moçambicano na assistência médica aos deputados, sabido que aquele país da América Latina tem uma larga experiência na área da Saúde. Enquanto isso, Rafael Lopez considerou, no geral, de ‘bom’ o nível de cooperação entre os dois países, prometendo que o seu país vai ampliar este mesmo relacionamento.

Moçambique e Cuba cooperam em várias áreas, destacando-se as da Saúde, Ensino, Desporto e Ciência e Tecnologia. Para alem de avaliar o estado da cooperação bilateral e passar em revista os acordos firmados na área parlamentar, Lopez aproveitou a ocasião para felicitar a Verónica Macamo por ter sido confiada a presidência do mais alto órgão do poder legislativo moçambicano.

Ainda na quarta-feira, Macamo recebeu, em audiência, uma delegação da Liga moçambicana dos Direitos Humanos (LDH), chefiada pela respectiva presidente, Alice Mabote. O encontro também serviu para a LDH felicitar Macamo pelo cargo que ocupa, para além de esta mesma agremiação ter aproveitado a ocasião para manifestar a sua visão sobre a presente VII legislatura da AR.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!