Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente do Congo rejeita acusações de fraude nas eleições

O presidente da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, admitiu esta segunda-feira que houve “equívocos” no processo eleitoral do seu país, mas negou que o pleito tenha carecido de credibilidade, conforme apontaram observadores da entidade Carter Center. Resultados provisórios divulgados na sexta-feira mostram que Kabila foi re-eleito na segunda eleição congolesa desde a guerra civil de 1998-2003.

Mas o resultado foi imediatamente rejeitado pelo principal candidato da oposição, Etienne Tshisekedi. Citando um comparecimento “impossivelmente alto” nos redutos eleitorais de Kabila, e votos não-apurados em bastiões da oposição, o Carter Center disse no sábado que o resultado da eleição presidencial não era confiável.

“A credibilidade dessas eleições não pode ser colocada em dúvida. Houve equívocos? Definitivamente (sim), mas (o Carter Center) definitivamente foi muito além do esperado”, disse Kabila a jornalistas.

Como prova da transparência do processo, ele citou a sua má votação nas províncias de Kivu do Norte e do Sul, no leste do país, e disse que a declaração de vitória feita por Tshisekedi não chega a ser surpreendente. “Estou desconfortável com os resultados? Definitivamente não (…). Queríamos ir melhor em algumas províncias, especialmente em Kivu do Norte e do Sul. Então perdemos em algumas e ganhamos em algumas.” “Não temos uma crise neste país”, acrescentou. “Vamos permanecer calmos e continuar com as atividades do Estado no dia a dia.”

Kabila manifestou também confiança em que o PIB congolês cresça na casa dos dois dígitos nos próximos dois ou três anos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!