O presidente da Liga Profissional de Futebol Portuguesa (LPFP), Herminio Loureiro, apresentou esta quarta-feira a sua demissão após a decisão da Federação do país (FPF) de reduzir as punições impostas contra o brasileiro Hulk e o romeno Cristian Sapunaru.
“Apresentei a minha demissão”, declarou Loureiro à imprensa local. “Creio que o fato de o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol ter cedido em parte à solicitação dos jogadores do Porto, Hulk e Sapunaru, tem implicações que superam a justiça esportiva”, acrescentou.
O Conselho Disciplinar da FPF reduziu nesta quarta-feira as punições impostas a Hulk e a Sapunaru depois de analisar um recurso. Os dois jogadores tinham sido punidos por comportamento violento em uma partida do Campeonato Português em outubro. Inicialmente, foram castigados com quatro e seis meses pela LFPF, e agora sua suspensão foi estabelecida em três e quatro partidas.
O Porto havia recorrido da primeira decisão no dia 19 de fevereiro no Conselho Disciplinar da FPF. Após terem sido acusados de agredir policiais ao término da partida contra o Benfica, no dia 20 de dezembro em Lisboa, o brasileiro Givanildo Vieira de Souza ‘Hulk’ e Sapunaru foram suspensos de qualquer competição nacional a partir dessa data. Sapunaru, jogador romeno de 25 anos, foi emprestado recentemente ao Rapid de Bucareste.