Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente da Guiné Equatorial anuncia realização de eleições em Abril

O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, assinou nesta sexta-feira o decreto de convocação de eleições presidenciais para 24 de Abril, informaram nesta sexta-feira à Agência Efe fontes oficiais na capital do país, Malabo.

O decreto assinado por Obiang, de 73 anos, será lido nas emissoras de rádio e televisão estatais após ser aprovado no Conselho de Ministros realizado no Palácio do Povo.

Estas serão as quartas eleições multipartidárias que Obiang, no poder desde Agosto de 1979, convoca nesta antiga colónia espanhola na África Central. Além disso, são as primeiras que o chefe de Estado guineense marca depois da reforma da Lei Fundamental (Constituição) aprovada no referendo de Novembro de 2011 e pela qual o mandato presidencial está limitado a sete anos, renovável apenas uma vez. Mas a nova Constituição permite que Obiang concorra à reeleição.

Caso vença, o seu mandato terminaria em 2023, quando terá 81 anos, 44 deles no poder. Obiang, que em Agosto do ano passado completou 36 anos como governante, é quem há mais tempo está no poder num país africano.

A Guiné Equatorial atravessa sua pior crise económica há três anos como consequência do baixo preço de petróleo, cujas consequências foram o encerramento de várias empresas de construção que operavam no país, causando a demissão de mais de 3 mil trabalhadores.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!