Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente da Assembleia Provincial de Manica expulsa transportadores de terminal em Chimoio

Os transportadores semi-colectivos de passageiros, vulgos chapa 100, que fazem o troço cidades de Chimoio-Manica e vise-versa, foram expulsos da terminal onde trabalhavam há varios anos, sita na Rua Patrice Lumumba, ao lado do mercado Josina Machel. A terminal em causa estava em frente a uma residência dos CFM, naquela rua, que agora passa a pertencer ao Presidente da Assembleia Provincial de Manica, uma vez que o Conselho Municipal arrendou para aquele dirigente.

Na referida terminal, funcionavam transportes não só do troço Chimoio-Manica, mas também cidade-Tambara 2 e vise-versa, como Chimoio-Missica, Chimoio-Machipanda e Chimoio-Vanduzi, sendo que os da via Cidade-Tambara 2 preferiram sair para um outro ponto.

Já as outras vias, com excepção de do troço Chimoio-Vanduzi, foram retiradas daquele local porque David Gaspar, Presidente da Assembleia Provincial de Manica, disse que não queria incómodo nem barulho de carros e peões naquele zona.

Mbamba, um dos fiscais na paragem de Chapas para Chimoio-Manica e Chimoio-Machipanda, disse que o presidente da AP tomou a decisão por meio do Municipio, visto que ele foi remeter uma carta ao Conselho Executivo desta urbe, para retirar os transportadores daquele local.

Mbamba frisou ainda que a mudança de terminal cria um certo constrangimento aos automobilistas na avenida do trabalho, porque os transportadores expulsos foram se juntar com os da paragem de Gondola, dificultando as manobras dos motoristas.

Além de tornar difícil as manobras dos motoristas, cria perigo para o transito, pelo facto de naquela avenida passarem os transportes via 7 de Abril e Soalpo, criando um grande movimento de transportes e viaturas em frente dos CFM.

O entrevistado questionou porque é que só o deputado da assembleia provincial é que tinha exigido a retirada dos transportadores porque na tal residência já havia estado vários moradores mas ninguém reclamava a sua presença.

“Ele mandou tirar todos os transportes em frente daquela casa e também em frente desta onde paravam chapas de Chimoio- Machipanda. Depois acho que não é deputado deve ser um dos chefes dos CFM, se não como é um deputado vai ficar em casa dos CFM?”, perguntou.

A equipe de reportagem do O planalto foi então ouvir o fiscal do Conseho Municipal, afecto naquela área, que preferiu não se identificar, o qual afirmou que a retirada dos transportadores dai foi porque queriam experimentar uma outra paragem.

Ele, pronunciou que a mudança de aragem foi porque havia transportadores que ao invês de obedecer a bicha iam gritando pela rua, a procura de passageiros, o que no seu entender incomda os clientes que eram obrigados a circular pela cidade.

Questionado se na nova paragem não iria criar situações de acidentes e congestionamento, respondeu que “de facto existe perigo de acidentes, mas nós vamos colocar em breve lombas 20 metros antes e 20 metros depois da paragem e sinais de redução velocidade”.

Acrescentou que quanto ao congestionamento irá se verificar quase sempre porque do jeito como, na zona, circulam viaturas será raro não haver concentração de carros, o que poderá igualmente originar choques entre carros ou outro tipo de acidente.

O  jornal O planalto não conseguiu contactar com o Presidente da Assembleia Provincial porque estava reunido na sessão ordinária do municipio, que terminou sexta-feira.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts