Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente chinês promete 60 biliões de dólares norte-americanos para o desenvolvimento de África

O presidente da China, Xi Jinping, disse nesta sexta-feira a líderes africanos numa cimeira que decorre na África do Sul que o seu país vai fornecer 60 biliões de dólares norte-americanos ao longo de três anos para financiar o desenvolvimento no continente.

Xi é co-presidente do Fórum de Cooperação China-África, do qual vários chefes de Estado africanos participam, incluindo o Presidente de Moçambique.

No encontro ele traçou um amplo plano de desenvolvimento de dez pontos impulsionado pela China, dizendo que quer construir uma relação de iguais. “Para garantir o sucesso da implementação destes dez planos de cooperação, a China decidiu prover um total de 60 bilhões de dólares em apoio financeiro”, disse Xi na cimeira.

Apesar de a economia chinesa estar em desaceleração, Xi disse que a China iria aumentar os investimentos em fábricas na África para produção de mercadorias para exportação, além da construção de estradas, portos e ferrovias num continente que é importante fonte de matérias primas para o país.

A China vai cancelar dívidas existentes de empréstimos sem juros para países menos desenvolvidos, que vencem até o final de 2015. Além disso, vai reforçar a cooperação com a África na luta contra o extremismo violento e não irá interferir com as escolhas políticas dos países do continente, disse Xi.

“A China vai implementar dez planos de cooperação com a África nos próximos três anos”, afirmou. “Esses planos são destinados a abordar três questões que atrasam o desenvolvimento de África, a infra-estrutura inadequada, falta de profissionais e pessoal qualificados e falta de financiamento.”

De modo geral os africanos vêem a China como um contrapeso saudável para a influência ocidental, mas governos ocidentais acusam a China de fazer vista grossa para conflitos e violações dos direitos humanos no continente.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!