Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidenciais: sorteado posicionamento dos candidatos

O líder e candidato do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, vai figurar em primeiro lugar no boletim de voto, para as eleições presidenciais de 28 de Outubro próximo, segundo ditou o sorteio realizado, segunda-feira, em Maputo. O sorteio realizado pelo Conselho Constitucional (CC) ditou ainda que, Armando Guebuza, candidato do partido Frelimo a sua própria sucessão figure em segundo lugar, enquanto que Afonso Dhlakama, líder da Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, em terceiro e ultimo.

Este exercício, segundo Garaldo Saranga, Secretario Geral do CC, é o último acto formal realizado por este órgão no âmbito da preparação das eleições presidenciais de Outubro próximo. A partir de agora, segundo a fonte, o CC passa a assumir a posição de órgão de recurso para atender a eventuais reclamações relacionadas com todo acto eleitoral, que forem submetidas a Comissão Nacional de Eleições (CNE), até a promulgação dos resultados finais.

O “Noticias” de hoje escreve que face a este sorteio os mandatários dos três candidatos manifestaram a sua satisfação com o sorteio, alegando que as posições que os candidatos ocupam vão facilitar a tarefa do eleitorado. Assim, José Manuel e Souza, mandatário da candidatura de Daviz Simango, disse que o posicionamento do seu candidato na primeira posição vai facilitar a tarefa dos eleitores menos atentos e menos esclarecidos porque será mais fácil esclarecer as pessoas em que posição o “nosso candidato” esta posicionado.

Verónica Macamo, mandataria da candidatura do actual Chefe do Estado, Armando Guebuza, disse que a fotografia do seu candidato esta numa posição confortável. “Estamos confortáveis não pelo facto de estar no meio mas porque as pessoas não votam na posição do boletim de voto mas no trabalho, liderança e nos feitos do candidatos”, disse Verónica Macamo.

Por seu turno, Simon Macuiana, mandatário do candidato da Renamo, disse que o facto de o seu candidato ter ficado em terceiro lugar, deixa os seus apoiantes numa posição confortável, destacando que a primeira e a ultima posição dão sempre uma certa satisfação nestas situações. Ao abrigo da Lei Eleitoral para este pleito eleitoral, o CC recebeu e verificou nove propostas de candidaturas, tendo aprovado apenas três.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts