Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
Publicidade

Tereos alimenta os nossos carros … e põe Moçambique à fome

O prémio Pinóquio foi lançado pela organização “Amigos da Terra/França”, para premiar a companhia mais mentirosa no seu processo de Greenwash (conforme vem no dicionário – é a publicidade que faz uma empresa poluidora afim de tentar dar uma imagem (falsa) de responsabilidade em termos ambientais). Das várias propostas a companhia Tereos ganhou o primeiro prémio.

Tereos é um grupo agro-industrial Francês especializado no processamento de acuçar de beterraba, cana de acuçar e cereais. Através da sua subsidiária brasileira Guarani, Tereos detem 75% das acções da refinaria da “Sena sugar” localizada em Moçambique onde produz Agro-combustiveis. Como parte de um acordo entre a União Europeia, Brasil e Moçambique, 4.8 milhões de hectares irão ser afastados do seu propósito principal-cultivar alimentos para as pessoas locais-para produzir agro-combustiveis para os carros dos Europeus superalimentados.

A produção de Ago-combustíveis para a Europa nunca poderá acontecer sem consequências negativas . O contrato assinado com o governo Moçambicano, válido até 2023, oferece 98,000 hectares de terra inexplorada para a Tereos, contrato esse que poderá ser renovado por mais 50 anos com a possibilidade de aumentar mais 15,000 hectares.

Também prevê uma redução de 80% nas taxas dos impostos. Devido a estas circunstâncias nós compreendemos agora qual a razão da Tereos destacar “uma favorável estrutura da legislação “ em Moçambique num relatório em Junho de 2010!

Em 2010, 70% da população de Moçambique vivia abaixo da pobreza absoluta e o principio de manifestações nesse ano causou 13 mortes e perto de 3.000 feridos. No mesmo ano Tereos fez lucros de 194 milhões de euros.

Para mais informação veja o site: http://www.prix-pinocchio.org

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!