O Manchester City chegou a ter a vitória nas mãos no início do segundo tempo, mas só conseguiu confirmar os três preciosos pontos aos 49 minutos da etapa final do emocionante confronto com o Tottenham neste domingo, em casa, pela 22ª jornada do Campeonato Inglês. E graças à estrela do atacante italiano Mario Balotelli, que deixou o banco para sofrer e marcar o pénalti que garantiu à equipe o triunfo e a folga na liderança da competição.
A equipe de Roberto Mancini segue com três pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Manchester United, que também neste domingo venceu o clássico contra o Arsenal por 2 a 1.
As emoções mais fortes do duelo no Etihad Stadium estavam reservados para a segunda etapa, depois de um primeiro tempo sonolento das duas equipes. Aos dez minutos, David Silva deu passe preciso para Nasri, que ficou cara a cara com o guardaredes e abriu o placar para os donos da casa. Os adeptos ainda faziam festa nas arquibancadas, quando, três minutos depois, Dzeko subiu mais alto que a defesa e cabeceou para ampliar.
As comemorações, entretanto, duraram pouco. Aos 15, Savic afastou mal, a bola sobrou para Defoe, que driblou Hart e chutou para a baliza vazia. Embalado, o Tottenham partiu para o ataque e logo conseguiu o empate: Lennon rolou para bale chutar, da entrada da área, no canto esquerdo do guarda redes, calando o Eithad Stadium.
A decepção dos anfitriões poderia ter sido maior se Defoe não errasse chute em jogada semelhante a do primeiro golo, na qual a baliza de Hart estava vazia.
Os quatro minutos de acréscimos anunciados pelo árbitro foram tempo suficiente para Balotelli ser derrubado por King dentro da área: pénalti para o City. O próprio atacante foi para a cobrança e não desperdiçou, decretando a vitória aos 49.
United faz a sua parte
O Arsenal recebeu o Manchester United no Emirates Stadium pela primeira vez após os humilhantes 8 a 2 aplicados pelos visitantes em agosto de 2011. Bastante desfalcados, os donos da casa acabaram perdendo por 2 a 1, a terceira derrota seguida no Campeonato Inglês.
Com um golo marcado aos 46 minutos do primeiro tempo num cabeceamento de Valencia e outro de Welbeck aos 36 da segunda etapa, os Red Devils chegaram aos 51 pontos e mantiveram a distância de três para o City. Enquanto isso, o Arsenal marcou com Van Persie, mas segue com apenas 36 pontos, na quinta colocação.