Dois golos de Juan Mata ajudaram o líder Chelsea a vencer por 4 x 2 o clássico londrino com o Tottenham no sábado e manter seu início invicto no campeonato inglês.
Mata, contratado ao Chelsea por Andre Villas Boas, arruinou as esperanças do seu antigo treinador de vencer o clube que o demitiu em março.
Um voleio de Gary Cahill deu ao Chelsea a vantagem no primeiro tempo mas o Tottenham recuperou as energias após o intervalo e os gols de William Gallas e Jermain Defoe viraram a partida para os anfitriões, que não perdiam um clássico em casa pelo campeonato inglês desde 2007.
Foi o golo de número 200 na carreira de Defoe mas isso acabou se tornando nota de rodapé após Mata tomar o papel central. O médio espanhol puniu Gallas por afastar mal a bola aos 66 minutos e marcou outro para recolocar o Chelsea em vantagem.
O Tottenham teve chances de empatar mas Daniel Sturridge marcou o quarto do Chelsea nos acréscimos.
O Tottenham, desfalcado do ala Gareth Bale, sofreu a sua primeira derrota desde que perdeu para o Newcastle na abertura da temporada.
Nem mesmo nos tempos de Jose Mourinho o Chelsea teve um início tão produtivo e vitórias consecutivas fora de casa contra Arsenal e Tottenham — ambos terminaram à frente na classificação na última temporada.