Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Preço do barril de petróleo cai para menos de 30 dólares pela primeira vez desde 2004, mas continua a não baixar para os moçambicanos

Preço do barril de petróleo cai para menos de 30 dólares pela primeira vez desde 2004

Foto de ArquivoO preço do barril de referência da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) atingiu na quarta-feira(06) o valor de 29,71 dólares norte-americanos, caindo para menos de 30 dólares norte-americanos pela primeira vez desde 5 de Abril de 2004, informou nesta quinta-feira em Viena, na Áustria, a organização. Contudo em Moçambique o Executivo continua a não fazer reflectir esta baixa para os consumidores que pagam o mesmo preço que em 2011 quando o barril custava 120 dólares norte-americanos.

“Depende da evolução da taxa de câmbio, se continuar nos termos em que está haverá um reflexão nos preços dos consumidores. Dado que o petróleo é cotado em divisas e é vendido em meticais há dois factores: o preço e taxa de câmbio. Se a evolução da taxa de câmbio continuar com está em breve poderá se justificar” respondeu ao @Verdade em meados de Dezembro o ministro da Indústria e Comércio Max Tonela, quando o preço do barril tinha baixado dos 40 dólares norte-americanos.

Na altura o ministro ainda revelou que era necessário “ver o preço combinado, redução do preço no mercado internacional e esta subida do cambio (metical vs dólar), esta monitoria é feita numa base mensal”.

Antes, a 16 de Dezembro, o Governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove, havia explicado ao @Verdade que “o processo do ajustamento dos preços internacionais não ocorre imediatamente” mas também revelou que “houve muito recentemente a mudança de intermediário na compra de combustível então é todo um processo que faz com que não se reflita de imediato”.

Recorde-se que para 2016 o Governo de Filipe Nyusi decidiu acabar com o subsídio que existia desde 2008 para as gasolineiras manterem o preço dos combustíveis congelados.

Entretanto com esta desvalorização, a cotação do petróleo da OPEP mantém a sua tendência acentuada de queda, alheia à tensão política entre dois dos seus países-membros, Irão e Arábia Saudita, que tinha despertado o temor de uma elevação dos preços.

Este valor de 29,71 dólares norte-americanos é 4,8% menor que a cotação do dia anterior e chega ao ponto mais baixo da tendência generalizada de queda que começou há 18 meses.

O petróleo Brent, de referência na Europa, e o Intermediário do Texas (WTI), nos Estados Unidos, caíram 5,5% e 6%, respectivamente.

A oferta excessiva de petróleo no mercado e as dúvidas sobre a evolução da economia mundial, acrescidas das recentes quedas nas bolsas chinesas, continuam a ser os principais factores que afetam o preço do petróleo.

Nesse contexto de super abastecimento, vários analistas consultados pela agência Efe concordaram em que a crise entre Arábia Saudita e Irão teria que degenerar em um conflito muito mais grave para ter um impacto nos preços do petróleo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts