Os distritos considerados potenciais produtores de gergelim, na província de Nampula, debatem-se, actualmente, com sérios problemas relacionados com a prevalência de pragas que estão a destruir esta cultura de rendimento, comprometendo deste modo o programa de produção e fomento em curso.
A situação atingiu um ponto crítico de tal forma que preocupa os técnicos ligados à investigaçao agrária. Fonte da direcção do Centro Zonal Nordeste, situado na cidade de Nampula, disse à reportagem do Wampula Fax que o mais preocupante é que, apesar do muito trabalho de investigaçao e controlo da praga que já foi feito, as pragas continuam a destruir aquela cultura que, presentemente é das mais preferidas pelos camponeses devido ao seu rendimento.
Esta praga é a mais perigosa e destruidora de todas as que existem ou afectam muitas culturas na nossa área de actuação. Ela destrói todo o gergelim que encontra numa machamba, o que explica que tenhamos começado já a trabalhar na investigaçao e controlo para prevenir a sua propagação, disse a fonte.
Explicou que esse trabalho é feito junto de algumas associações de camponeses e organizações nãogovernamentais envolvidas na produção e fomento da cultura de gergelim, principalmente nos distritos considerados seus potenciais produtores, casos de Meconta e Monapo.
Ainda inserido nesse trabalho, já foram feitas algumas apresentações de dados relacionados com a acção destruidora da praga de gergelim, isso num fórum próprio, através da equipa de investigaçao agrária que trabalha especificamente nesta cultura.
A fonte salientou que o objectivo essencial dessa acção é de fazer os treinamentos dos camponeses, além da multiplicação sementes melhoradas que lhes serão distribuídas.
No que respeita ao trabalho feito junto das organizações não-governamentais, principalmente aquelas que trabalham com grande número de produtores de gergelim, a nossa fonte disse que o objectivo essencial consiste em recomendá-las para identificarem novos pacotes de investigaçao agrária para o combate da praga.
O Centro Zonal Nordeste esteve reunido há dias na cidade de Nampula, tendo, na altura, sido feita a divulgação dos resultados de investigaçao, apresentação do futuro plano estratégico do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM).
O encontro debruçou-se, também, sobre a definição de actividades prioritárias do centro, referente à campanha 2010/2011,comparticipação dos parceiros na transferência de tecnologias para o sector produtivo e sua auscultação para a contribuição na elaboração do plano director daquele centro.