Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Poule para Moçambola 2016: Sporting da Beira e Chingale de Tete jogam final Centro; Ferroviário de Lichinga avisa que não vai jogar finalíssima no Norte

O Sporting da Beira e o Chingale de Tete começam neste domingo (11) a decidir quem será o representante da região Centro no Campeonato Nacional de futebol de 2016. Para o mesmo dia está também marcada a finalíssima da poule Norte, entre o Ferroviário de Lichinga e o homónimo de Pemba. Porém, os locomotivas da capital do Niassa consideram-se os legítimos vencedores da prova e já avisaram que não vão comparecer ao jogo agendado para a cidade de Nampula.

Em carta, o Clube Ferroviário de Lichinga contesta a decisão da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) de não homologar as duas partidas da 5ª e última jornada da poule Norte, e também não concorda com a marcação de uma finalíssima para decidir quem vai representar o Norte no Moçambola de 2016.

“A recusa de homologação representa um acto cuja incidência na esfera jurídica do reclamante é negativa como tal deve ser devidamente justificado em matéria de facto e de direito, sob pena de nulidade” pode-se ler na contestação dos locomotivas da capital do Niassa que refere ainda que a FMF não apresentou fundamentos claros sobre que acontecimentos conduziram à não homologação e a marcação da finalíssima.

É que o relatório da equipa de arbitragem e de outros intervenientes não fazem menção a qualquer irregularidade no jogo em que o Ferroviário de Pemba goleou a Liga Desportiva de Pemba por 11 a 0 e nem na partida que o Ferroviário de Lichinga cilindrou a Liga Desportiva de Monapo por 17 a 0.

“Havendo qualquer irregularidade, o que não é o caso, porque marcar uma finalíssima em que o Ferroviário de Lichinga pode perder o que legitimamente obteve?” questiona a missiva de contestação que sugere, “se houvesse qualquer questão porque não repetir com as equipas supostamente envolvidas?”

Efectivamente, o regulamento aprovado para a poule da zona Norte determina, no artigo 2 do capítulo i, que a prova seria disputada no sistema de “todos contra todos” numa só volta e o vencedor representaria a região no Campeonato Nacional de 2016.

Octávio Mendonça, presidente do Ferroviário de Lichinga, em contacto telefónico com o @Verdade, deixou claro que a sua equipa não vai comparecer ao jogo marcado para o domingo (11) no estádio 25 de Junho na cidade de Nampula, pois os jogadores até já estão de férias.

@Verdade contactou a FMF que, através do seu Secretário-Geral, Filipe Johane, reiterou que a finalíssima continua marcada e, caso o Ferroviário de Lichinga não a dispute, arrisca-se a averbar uma derrota por falta de comparência.

O presidente dos locomotivas da capital do Niassa admite recorrer da decisão do organismo que gere o futebol em Moçambique, à CAF ou mesmo à FIFA.

Sporting vs Chingale no Chiveve

Entretanto, no campo do Ferroviário da Manga, na capital de Sofala, o Sporting local recebe o Chingale de Tete em partida da 1ª mão da final da região Centro.

A 2ª mão está agendada para o domingo (18) no campo do Desportivo de Tete. O vencedor da final estará apurado para o Moçambola do próximo ano.

Penúltima jornada no Sul

Ainda neste fim-de-semana disputa-se a penúltima jornada da poule da zona Sul cuja série A é liderada pelo Incomati, e na série B o Estrela Vermelha continua invicto no topo.

Para a 5ª jornada estão agendadas as seguintes partidas da série A:

Associação Desportiva do Chókwè vs Ferroviário de Inhambane

Matchedje de Maputo vs Incomati

Jogos agendados para a 5ª jornada da série B:

Ntumbuluko FC da Moamba vs Ferroviário de Gaza

Estrela Vermelha de Maputo vs Universidade Pedagógica da Maxixe

Os dois primeiros classificados de cada série vão disputar as meias-finais e, após um final a duas mãos, será encontrado o representante do Sul de Moçambique para o Campeonato Nacional de 2016.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!