O Sporting da Beira e o Chingale de Tete começam neste domingo (11) a decidir quem será o representante da região Centro no Campeonato Nacional de futebol de 2016. Para o mesmo dia está também marcada a finalíssima da poule Norte, entre o Ferroviário de Lichinga e o homónimo de Pemba. Porém, os locomotivas da capital do Niassa consideram-se os legítimos vencedores da prova e já avisaram que não vão comparecer ao jogo agendado para a cidade de Nampula.
Em carta, o Clube Ferroviário de Lichinga contesta a decisão da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) de não homologar as duas partidas da 5ª e última jornada da poule Norte, e também não concorda com a marcação de uma finalíssima para decidir quem vai representar o Norte no Moçambola de 2016.
“A recusa de homologação representa um acto cuja incidência na esfera jurídica do reclamante é negativa como tal deve ser devidamente justificado em matéria de facto e de direito, sob pena de nulidade” pode-se ler na contestação dos locomotivas da capital do Niassa que refere ainda que a FMF não apresentou fundamentos claros sobre que acontecimentos conduziram à não homologação e a marcação da finalíssima.
É que o relatório da equipa de arbitragem e de outros intervenientes não fazem menção a qualquer irregularidade no jogo em que o Ferroviário de Pemba goleou a Liga Desportiva de Pemba por 11 a 0 e nem na partida que o Ferroviário de Lichinga cilindrou a Liga Desportiva de Monapo por 17 a 0.
“Havendo qualquer irregularidade, o que não é o caso, porque marcar uma finalíssima em que o Ferroviário de Lichinga pode perder o que legitimamente obteve?” questiona a missiva de contestação que sugere, “se houvesse qualquer questão porque não repetir com as equipas supostamente envolvidas?”
Efectivamente, o regulamento aprovado para a poule da zona Norte determina, no artigo 2 do capítulo i, que a prova seria disputada no sistema de “todos contra todos” numa só volta e o vencedor representaria a região no Campeonato Nacional de 2016.
Octávio Mendonça, presidente do Ferroviário de Lichinga, em contacto telefónico com o @Verdade, deixou claro que a sua equipa não vai comparecer ao jogo marcado para o domingo (11) no estádio 25 de Junho na cidade de Nampula, pois os jogadores até já estão de férias.
@Verdade contactou a FMF que, através do seu Secretário-Geral, Filipe Johane, reiterou que a finalíssima continua marcada e, caso o Ferroviário de Lichinga não a dispute, arrisca-se a averbar uma derrota por falta de comparência.
O presidente dos locomotivas da capital do Niassa admite recorrer da decisão do organismo que gere o futebol em Moçambique, à CAF ou mesmo à FIFA.
Sporting vs Chingale no Chiveve
Entretanto, no campo do Ferroviário da Manga, na capital de Sofala, o Sporting local recebe o Chingale de Tete em partida da 1ª mão da final da região Centro.
A 2ª mão está agendada para o domingo (18) no campo do Desportivo de Tete. O vencedor da final estará apurado para o Moçambola do próximo ano.
Penúltima jornada no Sul
Ainda neste fim-de-semana disputa-se a penúltima jornada da poule da zona Sul cuja série A é liderada pelo Incomati, e na série B o Estrela Vermelha continua invicto no topo.
Para a 5ª jornada estão agendadas as seguintes partidas da série A:
Associação Desportiva do Chókwè vs Ferroviário de Inhambane
Matchedje de Maputo vs Incomati
Jogos agendados para a 5ª jornada da série B:
Ntumbuluko FC da Moamba vs Ferroviário de Gaza
Estrela Vermelha de Maputo vs Universidade Pedagógica da Maxixe
Os dois primeiros classificados de cada série vão disputar as meias-finais e, após um final a duas mãos, será encontrado o representante do Sul de Moçambique para o Campeonato Nacional de 2016.