Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Poule para Moçambola 2016: Chingale e Sporting da Beira decidem apurado no Centro; vai haver finalíssima no Norte

O Sporting da Beira derrotou o seu homónimo de Quelimane por 2 a 3, na 2ª mão da meia-final, e apurou-se para a final da poule de apuramento para o Moçambola de 2016 em que vai defrontar o Chingale de Tete que confirmou a sua presença com um empate a uma bola no Chimoio. Entretanto, a Federação Moçambicana de Futebol decidiu que o vencedor da poule Norte será encontrado numa finalíssima entre o Ferroviário de Lichinga e o Ferroviário de Pemba.

Em desvantagem na meia-final, após empate a um golo no Chiveve, os leões da Beira entraram ao ataque em Quelimane e venceram. Os anfitriões, apesar do muito apoio nas bancadas, não conseguiram manter a vantagem do único golo marcado.

A província da Zambézia arrisca-se a não ter nenhum representante no Campeonato Nacional do próximo ano pois dos dois clubes que estão no Moçambola 2015 o Ferroviário já está despromovido enquanto o 1º de Maio também se encontra na zona de despromoção.

Com uma vantagem de um golo, conseguida na 1ª mão em Tete, o Chingale geriu bem a partida na capital de Manica e, apesar de ter sofrido o golo do Textáfrica, teve frieza para marcar e assegurar a presença na final.

Finalíssima no Norte

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) decidiu na passada sexta-feira que o representante da região Norte no Moçambola de 2016 vai ser encontrado numa final, a ser jogada em campo neutro, opondo o Ferroviário de Lichinga ao Ferroviário de Pemba.

Esta decisão surge na sequência das goleadas registadas na 5ª e última jornada nas duas partidas que envolveram os primeiros classificados – em partidas que não foram jogadas em simultâneo primeiro o Ferroviário de Pemba goleou a Liga Desportiva também da capital provincial de Cabo Delgado por 11-0 e depois o Ferroviário de Lichinga cilindrou a Liga Desportiva de Monapo por 17-0 -, pelo que foi decidido não homologar os resultados e instaurar um inquérito em defesa da verdade desportiva.

O Ferroviário de Pemba e o homónimo de Lichinga terminaram a prova igualados a 10 pontos, com os locomotivas da capital do Niassa em vantagem no “goal-average”.

A final está agendada para o próximo domingo no estádio 25 de Junho na cidade de Nampula.

Contudo a Associação Provincial do Niassa discorda desta decisão, o Secretário Geral da agremiação, Felizardo Jinja, em declarações à Rádio Moçambique, acusou a FMF de não cumprir com o regulamento da poule Norte e pede um inquérito. Posição similar foi assumida pelo presidente da mesa da Associação do Niassa, Manuel Daísse,que acusa o organismo que gere o futebol em Moçambique de má fé por impor normas depois do acontecimento do jogo.

O Benfica de Monapo também contesta a decisão da Federação, Nélson Semedo, o presidente do clube, disse à RM que esta finalíssima não deveria ser agendada antes de apreciar os recursos apresentados pala sua equipa.

2ª volta começa na região Sul

Na região Sul disputou-se no passado fim-de-semana a 1ª jornada da 2ª volta. O Estrela Vermelha continua invicto na série B enquanto o Incomati manteve a liderança na série A com mais uma vitória.

Eis os resultados da 4ª jornada na série A:

Ferroviário de Inhambane 1-1 Matchedje de Maputo

Incomati 2-1 Associação Desportiva do Chókwè

Na Série B registaram-se os seguintes resultados:

Ferroviário de Gaza 0-1 Estrela Vermelha de Maputo

Universidade Pedagógica da Maxixe 0-1 Ntumbuluko FC da Moamba

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts