Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Poule: Matchedje de Maputo regressa ao Moçambola

Depois do Estrela Vermelha da Beira e do Desportivo de Nacala, o Matchedje de Maputo marcou, no último fim-de-semana, a sua presença na edição 2013 do Moçambola, ao derrotar, em Xai-Xai, o Ferroviário de Gaza. Assim está completa a lista das 14 equipas que no próximo ano vão desfilar na prova máxima do futebol nacional.

Foi um sonho que se transformou em miragem e mais se precisarmos, num pesadelo. A “locomotiva” de Gaza que à entrada da última jornada estava com um pé dentro Moçambola, e precisando apenas de um empate, escorregou na sua própria casa e viu, diante do seu público, a equipa militar da capital do país a fazer a festa pela promoção ao escalão principal do futebol moçambicano.

Como mandam as boas regras, e mesmo ciente de que um empate seria suficiente para alcançar o objectivo, a equipa da casa entrou bastante ofensiva e colocou à prova o sistema defensivo montado por Miguel dos Santos para o embate. O Matchedje não conseguiu jogar na etapa inicial da partida e viu o Ferroviário a pressionar e aproximar-se cada vez mais da baliza à guarda de Valério.

Falhas atrás de erros por parte da locomotiva, o Matchedje passou a respirar de alívio à entrada da primeira meia hora de jogo quando soube construir pela primeira vez jogadas de ataque que provocaram calafrios aos caseiros. Porém, sem golos e com uma partida muito bem disputada, o árbitro do encontro mandou as duas equipas ao balneário para redefinirem as estratégias.

A etapa complementar iniciou com um golo que calou por completo o público afecto à equipa da casa que até já exibia as faixas de saudação ao Ferroviário pela pretensa ascensão ao Moçambola. O militar João foi o autor do único golo do jogo após receber o esférico num centro bem tirado por Sandi.

Motivado e empenhado, o clube militar correu atrás do segundo tento que lhe podia conferir a tranquilidade, porém revelou sérios problemas de pontaria na hora da finalização.

Quando o desgaste físico começou a abater os militares, Miguel dos Santos mandou quase toda a equipa descer para defender, permitindo algum adiantamento do Ferroviário que correu atrás do prejuízo mas sem conseguir violar as redes contrárias.

Com o apito final do árbitro, os militares acompanhados por alguns adeptos, assaltaram o pelado de Xai-Xai e fizeram uma festa que dificilmente sairá da mente dos amantes de futebol daquele ponto do país.

Quadro de resultados:

ADM 0 – 0 Djuba FC

Ferroviário de Gaza 0 – 1 Matchedje

Equipas que rumam ao Moçambola:

Zona Norte: Desportivo de Nacala (Nampula) – 12 pontos

Zona Centro: Estrela Vermelha da Beira (Sofala) – 11 pontos

Zona Sul: Matchedje de Maputo (Cidade de Maputo) – 13 pontos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts