Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Poule: Ferroviário de Pemba regressa ao Moçambola

O Clube Ferroviário de Pemba tornou-se, no último domingo (20), a primeira equipa a qualificar-se para o Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola edição 2014. Nas zonas Sul e Norte, o Desportivo de Maputo e o Textáfrica de Chimoio encontram-se na liderança.

Um ano depois, o Ferroviário de Pemba volta a ocupar um lugar na elite do futebol moçambicano, o Moçambola. A festa da locomotiva da capital de Cabo Delgado foi feita na sua própria casa, diante do seu público, após derrotar o seu homónimo de Nacala, por 2 a 1.

A uma jornada do fim da Poule Norte, os representantes de Cabo Delgado beneficiaram do empate sem abertura de contagem do seu seguidor directo, o Benfica de Monapo diante da Associação Desportiva de Cuamba, confirmando, deste modo, o apuramento para o Campeonato Nacional de Futebol com 22 pontos no topo da tabela classificativa, a sete do segundo classificado.

Ainda nesta região, o Desportivo de Mueda empatou a um golo diante da Universidade Pedagógica de Lichinga.

Na região Centro do país, a competição continua renhida depois de o Textáfrica de Chimoio vencer o Sporting de Beira, por 1 a 0, e o Ferroviário de Quelimane beneficiar da falta de comparência do FC de Angónia na partida marcada para a tarde de último domingo (20).

Os fabris de Manica e a locomotiva da capital da Zambézia lideram a prova com 19 pontos, apesar de o Textáfrica estar em vantagem no que diz respeito ao confronto directo entre os dois conjuntos.

Desportivo de Maputo continua a liderar

O Desportivo de Maputo derrotou o Samora Machel de Chókwè, por 2 a 1, e mais uma vez precisou do minuto 90 para sentenciar a partida. Numa joga de insistência, Chana apareceu isolado no meio da grande área adversária para, com o seu pé mágico, desfazer a “mentira” do jogo.

Foi um confronto bastante difícil para a turma alvinegra que na tarde daquele domingo (20), acompanhada dos seus adeptos oriundos de Maputo, viajou até à cidade Chókwè para defrontar o Samora Machel local. A equipa da casa ignorou os preceitos da grandeza do seu adversário e assumiu o comando do jogo, ainda que sem obedecer aos seus variados processos.

Aos 19 minutos, os donos da casa festejaram um golo apontado com muita classe. A bola, depois de “bombeada” para o interior da grande área alvinegra, foi muito mal afastada pelos centrais da equipa visitante, tendo sobrado para um jogador do Samora Machel que a colocou novamente na zona de perigo de onde foi enviada, num portentoso remate, para o fundo das malhas do estreante José.

Os pupilos de Artur Semedo não desesperaram e correram atrás do prejuízo. Arregaçaram as mangas, diga-se de passagem, e subjugaram por completo o adversário. Porém, os seus avançados não acertavam com a baliza contrária, o que permitia o recurso ao contra-ataque por parte dos donos da casa.

Porque quem “procura acha”, Orlando, a quatro minutos do intervalo, restabeleceu a igualdade no marcador numa jogada de insistência em que o esférico foi parar ao seu pé na zona restrita do guarda-redes.

Com 1 a 1 no marcador chegou a etapa complementar em que o Desportivo, sempre inconformado, correu atrás do resultado contra um Samora Machel que até recorria ao “cai-cai” para ganhar mais alguns minutos de jogo.

Artur Semedo chamou Chana para substituir Orlando, na posição de avançado fixo, uma troca que surtiu efeito no minuto 90 quando aquele ponta de lança virou o resultado.

Com este triunfo, o Desportivo de Maputo somou 25 pontos no topo da tabela classificativa e manteve a diferença de sete com o segundo, o Estrela Vermelha de Maputo, que nesta nona jornada derrotou o Ferroviário de Inhames, por 2 a 0.

Quadro completo de resultados e próxima jornada:

ZONA SUL (9ª Jornada)

Samora Machel 2 – 1 Desportivo de Maputo

MG da Matola 0 – 1 Ferroviário de Gaza

AD da Maxixe 0 – 2 Incomáti de Xinavane

Estrela Vermelha de Maputo 2 – 0 Ferroviário de Inhambane

(Próxima jornada)

Desportivo de Maputo X AD da Maxixe

MG da Matola X Samora Machel de Chókwè

Incomáti de Xinavane X Estrela Vermelha de Maputo

Ferroviário de Inhambane X Ferroviário de Gaza

 

ZONA CENTRO (9ª Jornada)

FC da Beira 3 – 0 Águias de Angónia

Ferroviário de Quelimane 3 – 0 FC de Angónia

Palmeiras de Quelimane 2 – 0 Chimoio FC

Textáfrica de Chimoio 1 – 0 Sporting da Beira

(Próxima jornada)

Águias de Angónia X Palmeiras de Quelimane

Ferroviário de Quelimane X FC da Beira

Chimoio FC X Textáfrica de Chimoio

Sporting da Beira X FC de Angónia

 

ZONA NORTE (9ª Jornada)

Ferroviário de Pemba 2 – 1 Ferroviário de Nacala

AD de Cuamba 0 – 0 Benfica de Monapo

Desportivo de Mueda 1 – 1 UP de Lichinga

(Próxima jornada)

UP de Lichinga X AD de Cuamba

Benfica de Monapo X Ferroviário de Pemba

Ferroviário de Nacala X Desportivo de Nacala

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!