Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Baixas pressões vão mudar o tempo no Sul e Centro de Moçambique

xBy5QXlxo4xaV6MTk90EBnfnskf3H8tZF1flW3m6kwjL7rlrDkF4hoZZaVx6M8UQmhk_0T2viRP3DVlkVxK6olwluyvev94m7lOR1uB7dJvLNTcmhxVDdIF9HYlZQ1uH5CYXKTMYbaE4yzBYgg

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) indica que as regiões Sul e Centro de Moçambique estão a ser influenciadas por um sistema de Baixas Pressões de origem térmica responsável pelo aquecimento que se têm registado nos últimos dias. Prevê-se a mudança do estado do tempo nesta quarta-feira na região Sul com ocorrência de trovoadas severas e aguaceiros ou chuvas em regime moderado (20 à 30 milímetros em 24h), localmente moderadas a fortes principalmente nos distritos de Norte de Gaza onde se prevê precipitação entre 30 à 50 milímetros em 24h. Além disso o mesmo sistema poderá afetar progressivamente as províncias de Manica e Sofala com chuvas moderadas a fortes a partir das primeiras horas de quinta-feira (14)

Em comunicado o INAM refere que o sistema de Baixa Pressão poderá evoluir podendo atingir o estágio de depressão Tropical no domingo (17), contudo a partir das primeiras horas de sábado (16) as províncias de Maputo e Gaza poderão registar chuvas intensas (mais de 100 milímetros em 24h), acompanhadas de trovoadas severas e ventos com rajadas fortes (mais de 70 Quilómetros por hora).

Entretanto, para as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula o INAM prevê céu pouco nublado com períodos de muito nublado principalmente na faixa costeira e interior de Niassa. Possibilidade de aguaceiros com trovoadas ou chuvas fracas locais. Vento de noroeste a nordeste fraco a moderado.

Nas províncias de Tete, Zambézia, Manica e Sofala está previsto céu pouco nublado localmente muito nublado. Ocorrência de aguaceiros acompanhados por vezes de trovoadas ou chuvas fracas, podendo ocorrer em regime moderado, principalmente nas províncias de Manica, Sofala e sul de Tete. Vento de noroeste a nordeste fraco a moderado.

Eis as temperaturas previstas:

Cidade

Tempo

Máx ºC

Mín ºC

Maputo

28

24

Xai-Xai

28

24

Inhambane

31

25

Vilankulo

31

25

Beira

32

25

Chimoio

28

22

Tete

37

24

Quelimane

37

25

Nampula

33

23

Pemba

31

24

Lichinga

26

16

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!